A proposta deste roteiro é aproveitarmos o que temos de melhor em Santiago, a sua efervescência cultural e sua natureza preservada, por isto, você terá museus, instituições culturais e parques elencados aqui.
Proposta de roteiro
Dia 1: Plaza de las Armas > Palacio de La Moneda > Centro Cultural Palacio de La Moneda > Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana> Cerro Santa Lucía
Dia 2: Museo de la verdad y de los derechos humanos > Parque Quinta Normal > Cerro San Cristóbal
Dia 1
O primeiro dia será aproveitado para entendermos um pouco da cultura chilena e dos latino-americanos como um todo. Lugares históricos e museus fazem parte deste roteiro!
Plaza de las Armas
É o marco zero da cidade e a principal praça. Ali, você consegue observar os chilenos ocupando o espaço público com seus afazeres cotidianos. Eles não a usam apenas como lugar de passagem. Você pode encontrar crianças tomando banho nas fontes, artistas de rua cercado por pessoas a admirá-los. Ela está cercada por construções históricas como a Catedral, o prédio dos Correios e o Museu Histórico Nacional. Sob a praça está a estação de metrô Plaza de Armas – L5.

Palacio de La moneda
Um lugar extremamente emblemático para a história chilena, pois foi ali que foi dado o golpe no governo de Salvador Allende e foi instaurada a ditadura chilena na década de 1970. É possível acompanhar as regulares trocas de guarda, que são um espetáculo à parte.

Centro Cultural Palacio de La Moneda
O centro cultural é subterrâneo e tem uma entrada ao lado do Palacio de La Moneda. Ali, você pode encontrar exposições de arte chilena, arte contemporânea e moderna. O espaço conta com uma cinemateca fantástica também!
O acesso é fácil e você pode chegar ali pela estação de metrô La Moneda.

Funcionamento:
Segunda a Domingo 9:00 a 19:30 horas
Valores
Chilenos e estrangeiros residentes $3000
Estudantes, Convênios e Idosos: $1500
Estrangeiros $5000 | Estudantes estrangeiros $2500
Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana
O museu é fantástico e traz uma exposição grandiosa. Fiquei por três horas visitando, mas não terminei de ver o acervo. Ali você encontrará artefatos arqueológicos, terá contato com a narrativa histórica de diversos povos através de sua plumária, tapeçaria, metalurgia, entre outros. Vale muito a pena a visita!
Endereço: Bandera 361, Santiago, Chile (Próximo ao metrô Plaza de Armas)
Funcionamento:
Terça a Domingo de 10 às 18 hrs. (com entrada até às 17:30).
Valores
Entrada geral: $4.500
Estudante com identificação: $2.000
Morador de Santiago: $2.000
Menores de 10 anos e estudantes em grupos: entrada gratuita
Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.

Cerro Santa Lucia
O Cerro Santa Lucía é próximo ao metrô Santa Lucía (L1). O mirante tem uma vista incrível, mas é super lotado. Dali você pode observar a majestosa Cordilheira dos Andes. Portanto, tente ir cedo para evitar a muvuca da galera. A entrada é gratuita.

Dia 2
Museo de la verdad y de los derechos humanos
O Museo de la verdad y de los derechos humanos é completamente dedicado a discutir a ditadura chilena e se coloca de um modo importantíssimo para discutir a relação entre memória e história de um povo. A ideia de que as pessoas tenham acesso é tamanha que a entrada é gratuita, fica próximo ao metrô e ao Parque Quinta Normal.
Vale muito a pena a visita e já reserve duas a três horas para ver tudo com calma. A arquitetura é incrível também.

Parque Quinta Normal
O parque fica ao lado da estação de metrô com mesmo nome. Com entrada gratuita, aos finais de semana é o lugar em que você encontrará os chilenos. É um passatempo delícia você comprar algo no mercado e comer por ali, ficar deitado na grama e curtir o lugar. Lá você pode ir ao Museu de História Natural e ao Ferroviário. Entrada gratuita.

Cerro San Cristóbal
O ponto natural mais alto de Santiago! De lá você consegue ver toda a cidade e a cordilheira dos Andes. É uma beleza de tirar o fôlego. Você pode optar por ir a pé e gastar cerca de duas a três horas neste trajeto ou subir pelo funicular, uma espécie de bondinho chileno. Vá com o tempo para desfrutar da vista e do passeio que é delícia demais.

Museu La Chascona
O Museu-casa La Chascona foi uma das residências do consagrado poeta chileno Pablo Neruda, que morreu no início da ditadura chilena na década de 1970. Além de preservar a organização da casa, o museu fala muito de uma arquitetura vanguardista e de uma forma de pensar uma casa, bem diferente do que estamos acostumados.

Espero que você tenha curtido este roteiro em que separei os lugares mais incríveis da região central da cidade e em que você pode desfrutar o melhor dela. Desta forma, separei lugares diversos como parques, museus, centros culturais e mirantes. Me conte quando experimentar este roteiro. Tenho certeza que vai adorar!
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheresviajantesblog
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuNjuxEaGsrH6KCbg0c_jqA
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11