O Tupiniquim Hostel fica no coração do bairro de Botafogo, marcado pelas casas tombadas como patrimônio histórico e certa tranquilidade. Ele é conduzido pelo casal Eliete e Alexandre, que fazem do espaço uma extensão da própria casa. Desta forma, você sempre encontra apoio para dicas e dúvidas da cidade.
Já tinha me hospedado anteriormente no albergue, mas desta vez, eu vinha com outra proposta e já havia se passado quatro anos desde a última visita. Desta vez, estabelecemos uma parceria. Passei alguns dias no quatro coletivo e outras, no quarto privado com o marido. Aproveito para contar um pouco melhor sobre a estrutura dos quartos. Todos contam com ar condicionado.
Quarto coletivo feminino
Ele fica no último andar do hostel e permite fácil acesso ao varal de roupas e você pode aproveitar para lavar algumas peças suas. Por ser um local de pouco trânsito de pessoas, ele é mais silencioso.
O fato do banheiro ser dentro do quarto, facilita muito, em comparação com outros quartos coletivos em que o banheiro é externo. O chuveiro é bem quentinho.
Além disto, os grandes gavetões embaixo das camas te permitem guardam sua mala inteira ali e ficar protegidinha com um cadeado. Se você esquecer o seu, eles te alugam.
Fica um andar acima da área comum e da cozinha.
Quarto privativo
O quarto é espaçoso e com os gavetões e o armário, suas coisas ficam organizadas com tranquilidade. A regalia deste quarto também é ter direito a toalhas de banho também.
Ele está mais próximo da rua e a vista é ótima, pois você pode observar as duas casas tombadas como patrimônio histórico à sua frente. A janela é bem ampla e deixa uma brisa gostosa adentrar o quarto.
Como ele é ao final do corredor, existe pouca circulação de pessoas. O silêncio só é quebrado em dia de feira, mas para mim que moro no centro velho de São Paulo, não afetou o meu sono.
Fica um andar abaixo da área comum e da cozinha.
Café da manhã
O café da manhã é um caso à parte. Em hostels, eu não provei nenhum tão variado. A Eliete te serve em um prato um tipo de pão (francês ou de forma), frios, manteiga, um tipo de fruta e um pedaço generoso de bolo. Bebidas como leite, café e chá são à vontade. Se você é daqueles que pulam o café, te recomendo a não fazê-lo. Ele me sustentou por toda a manhã nos dias que eu fiquei por lá.
O melhor é que você pode tomá-lo no terraço com uma das vistas mais incríveis do Rio, em que dá pra observar o Corcovado e o Cristo Redentor.
Informações
Rua Paulo Barreto, 79 – Botafogo
https://www.facebook.com/tupiniquimhostel/
www.tupiniquimhostel.com.br
IG: @tupiniquimhostel
*A hospedagem no Tupiniquim Hostel foi uma cortesia do mesmo. Todas as parcerias estabelecidas com o blog, partem de uma curadoria específica que dialogam com uma forma de viajar específica: o slow travel e trocas comerciais humanizadas.
Acompanhe o Mulheres Viajantes blog em outras mídias
Email: mulheresviajantesblog@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/mulheresviajantesblog/
Blog: mulheresviajantes.com