Caso você seja aquela menina urbana e tenha pouca experiência com trilhas, aqui vão 5 dicas sobre como fazer uma boa trilha e em segurança. Claro, se você já tiver lá a sua experiência, é sempre bom relembrar o básico.
Vá de tênis
Quando você faz alguma trilha próximo ao litoral, percebe que a maioria das pessoas está descalça ou de chinelo. Se você não tem confiança no trajeto ou simplesmente, não conhece o espaço, não costuma fazer trilhas, deixe de lado a vontade de copiar as pessoas e vá de tênis com solado antiderrapante.
Já cheguei a fazer trilhas de chinelo e além de escorregar horrores, a ponto de abandonar o meu companheiro para botar os pés no chão, tive queimaduras leves na sola do pé. A questão é que você pode não ter lá a mesma sorte do que eu. Desde então, eu prefiro ir com um bom calçado e agora, eu uso um tênis específico para Trekking, da Timberland. Ele me dá mais segurança na passada, pois como sou sedentária no meu cotidiano e tenho o joelho operado há 8 anos, preciso de um plus a mais.
No último verão, fiz trilhas leves em meio a um temporal e uma correnteza de água e lama, e a botinha me salvou.
Use repelente
Parece bobice, mas é bem importante. Como eu sou alérgica a picadas de insetos, acabo ficando empipocada no verão, principalmente. Já usei muito a marca OFF, mas acho que ela só faz cosquinhas e não segura a proteção com o suor, bem como não nos livra das picadas de borrachudos. Levamos o Exposis Extreme, que bombou de vendas na epidemia de dengue e zika vírus, e sério, ele realmente funciona. Ele segura a proteção umas boas horas, apesar de ter um cheiro horroroso. Um ponto importante é que ele é mais caro do que os demais.
Cuidado com cobras
Evite andar na trilha depois do anoitecer e antes das seis horas da manhã. A região da Mata Atlântica é conhecida pelas cobras e esse é o horário que elas curtem mais dar rolê.
Use protetor solar
Depois daquele viral com o Pedro Bial falando para usarmos protetor solar, parece ter se tornado mais comum. Mas sério, use mesmo com o tempo nublado! Além de pensar em prevenção de câncer de pele, tem a questão da desidratação e se você é tatuada, ainda pode ficar com uma tattoo meio verde. (Sério!)
Leve água e snacks
A pior coisa é sofrer com fome e sede e saber que ainda tem uma hora pelo caminho. É super comum no verão a galera se empolgar, beber aquela cervejinha e acabar com uma insolação no final do dia. Beber água é importantíssimo, mesmo quando estamos com zero sede.
Além disso, é importante ter um plano b, caso você se perca no caminho e a trilha demore um pouco mais, ou se rolar de chegar em uma praia deserta, sem ter barracas ou lanchonetes.
O que vocês acharam? Querem acrescentar algo a essa lista?
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheresviajantesblog
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb que te dá 100 reais de desconto em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11