Se outrora a prática do bordado, estava vinculada à prática tão somente de mulheres, que estavam presas à casa, a uma rotina familiar e a um marido; atualmente, o tom que ele ganhou foi outro. Ligado ao movimento feminista, o bordado vem com uma linguagem de resistência a opressões. Há pouco mais de dois anos, houve um boom da prática e uma série de mulheres a tornaram sua profissão. Em São Paulo, as mulheres do Clube do Bordado foram ganhando espaço e circulam por várias capitais do país, com os seus projetos e cursos.
Outros trabalhos merecem ser lembrados como o da Bordados da Burity, com o seu “Viajo Sola”.
O livro Bordados de Marjane Sartrapi traz uma discussão bem bacana, no formato de história em quadrinhos, sobre a prática recorrente no Irã. Em um espaço exclusivo de mulheres, que se reúnem e passam as tardes bordando, as mulheres discutem seus amores e desamores. Em um trocadilho, a palavra bordado em iraniano se refere a cirurgia de reconstituição do hímen, uma decisão para que as mulheres que não abrem mão de ter vida sexual antes do casamento, consigam se encaixar novamente nas expectativas moralistas de sua sociedade, que preza pela virgindade. É um daqueles livros a serem lidos sem pressa, porque te dá aquela vontade de não acabar nunca de ler.
Comandada por Jessica Pambianco & Hannah Farabaugh, Lady Jane Longstitches constroem os seus trabalhos a partir de fotografias, dando vida e uma estética nova a esses retratos. É um daqueles trabalhos de tirar o fôlego, sabe?
Elin & Charles formam uma parceria e tanto! Ambos produzem bordados lindíssimos por onde passam e compartilham suas produções em um perfil no instagram chamado The Travelling Artists. Vale segui-los para se inspirar.
Se você ainda está no meio do caminho, misturando o bordado com outras técnicas, um trabalho super legal é da Bev do Flamingo Toes, que inclusive, ensina a fazer esses bastidores.
Se quiser personalizar a sua rota, tem várias ideias no blog Spoonflower. (em inglês).
Para fechar este post com uma fofura produzida pela Bordaduo.
Se quiser ver outras inspirações, só correr para o nosso Pinterest! Já nos segue lá?
Em tempo, o que vocês acham de termos bordados viajantes para venda por aqui? Deixem as suas opiniões nos comentários!
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11