A Caverna do Diabo é uma ótima porta de entrada para quem quer conhecer mais sobre esse mundo e quer explorar o estado de São Paulo de outra forma. Confira!
A História da Caverna do Diabo
No interior de São Paulo, temos a Caverna do Diabo que abriu para visitação na década de 1970. Catalogada por um alemão, ela foi chamada de Gruta da Tapanema, de origem tupi-guarani, um lugar misterioso.
O nome Caverna do Diabo vem da sabedoria popular que associava fenômenos comuns da caverna a elementos sobrenaturais como os vultos dos morcegos, o eco do lugar, os animais que comiam a comida escondida por escravizados.
Os salões da Caverna do Diabo
Ela é um lugar para te deixar boquiaberta(o). A grandiosidade dos salões é impressionante, como o salão da Catedral que lembra a Catedral Gótica de Barcelona, na Espanha. Você observará formações de espeliotemas causadas pela umidade e infiltração das chuvas no teto da cavernas, formando maravilhosas estalactites, colunas e estalagmites.
Acessibilidade na Caverna do Diabo
Outro ponto que a diferencia e facilita muito a visita é a questão de acessibilidade. Em uma época que tudo podia, na década de 1970, ocorreram obras para construção de escadarias e uma iluminação interna para a Caverna, destruindo muitas das formações rochosas e adaptando o espaço para visitação.
Dessa forma, o lugar tornou-se acessível para pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos. Se você quer conhecer o mundo das Cavernas, mas tem algum receio, essa é uma ótima oportunidade para você experimentar e experienciar a vibe.
Em relação à questão da segurança, fique tranquila(o) porque para acessar o parque é preciso ser acompanhado por um guia ambiental local, vinculado ao parque estadual da Caverna do Diabo.
Não perca os nossos próximos passeios em São Paulo:
Os nossos passeios são voltados apenas para mulheres, porque queremos construir novos espaços de partilha e acolhimento. Mães são sempre bem-vindas.
05.10 :: MULHERES CERVEJEIRAS :: TOUR + DEGUSTAÇÃO :: SÃO PAULO
31/08 :: CAMINHADA CULTURAL O CENTRO PELO OLHAR DAS MULHERES
Acompanhe o Mulheres Viajantes nas seguintes redes sociais
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 179 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11
Posts Mais Recentes
- Mulheres que viajam sozinhas – Aventuras, conexões e sororidade
- Mulheres Anônimas, arte e história
- Conheça o Clube de Leitura Latinas
- Documentário Vai Sozinha? conta a experiência de mulheres viajantes
- Vem aí a Semana Mulheres Viajantes
Caramba, eu sou de São Paulo e não sabia da existência da Caverna do Diabo! Já quero ir! Adorei as suas dicas, essenciais pra visitar
Obrigada, Gabi! Fiquei de cara com a caverna.
Que caverna linda!Adoro esse tipo de passeio, mas nunca escutei falar sobre essa caverna. Adorei a dica, vai fazer parte do meu roteiro quando for para São Paulo.
Menina, São Paulo tem muito a ser explorado ainda. Mas vale a pena, viu?
Olha, eu também sou do interior de SP e não conhecia a Caverna do Diabo! Achei linda demais, vou já programar uma viagem pra lá com a família 🙂 obrigada pelas dicas!
Programa e me conta! Tenho certeza que sua família irá adorar.
na decada de 1970 nem pensavam em preservação direito né, mas pelo menos o mal veio para o bem, assim mais gente pode visitar as cavernas. eu fui na de Postojna na Eslovenia, vc entra com trem… ai ja ve o impacto gigantesco!
wooow! imagino. realmente, tivemos um movimento interessante nos últimos anos de preservação.
Sempre tive vontade de ir à Caverna e nunca fui, acredita? Uma vergonha pra uma paulista… Mas sabendo esses detalhes, ainda mais sobre a acessibilidade, vou tentar ir na minha próxima viagem pro Brasil. Anotado!
haha te entendo. tava sofrendo com essa vergonha até agora há pouco.