Selecionamos os melhores rolês culturais no Centro de São Paulo para você curtir o mês de março cercada de inspirações em uma agenda completa. Confira!
Mulheres & Arte em Uma Noite no Museu
Estaremos no Museu de Arte São Paulo, um dos mais emblemáticos e espaços expositivos da cidade, arquitetado por Lina Bo Bardi. Um ícone da arquitetura da cidade, elo de conexão entre a arte e a população.
Uma imersão em História da Arte! Aproveitaremos a noite paulistana por meio de uma visita mediada à exposição do museu, construída a partir do debate sobre história, gênero e arquitetura; pensando o acervo permanente.
Serviço
Quando? 10 e 24 de março, terça-feira
Horário: 18h30 às 20h
Valor: 60 reais
Inscreva-se aqui.
Mulheres e Cachaça: conversa em alambique no centro de São Paulo
8 de março é celebrado com aula de história e degustação de cachaça em prédio que pertenceu à pianista Guiomar Novaes

Apesar das transformações, o consumo de bebida alcoólica por mulheres ainda é permeado por uma série de tabus. Afinal, existe bebida certa para mulheres? E quantidade? Há de fato um paladar feminino? Para discutirmos isto, contaremos com a presença da historiadora e educadora Thaís Carneiro, criadora do projeto Mulheres Viajantes, mestranda em história das relações de gênero pela USP e pós graduada em Arte e Cultura pela UNESP.
O encontro será realizado no Cachaça Lab, alambique urbano situado no Bairro de Higienópolis, conduzido pelo casal Aline Souza e Bruno Videira, fundadores do Movimento Viva Cachaça. Pensado por meio da articulação entre história e cachaça, o encontro é estruturado pelas seguintes etapas: conhecer o processo produtivo, análise sensorial introdutória, diferenças de madeiras para envelhecimento, formas de degustar e discussão sobre o papel da mulher na produção e consumo de aguardente. As cachaças que serão degustadas são feitas sob a liderança de mulheres e já receberam diversas premiações nacionais e internacionais.

Serviço
Quando? 14 de março, quinta-feira
Horário: das 19h30 às 21h30
Valor: 150 reais
Para saber mais sobre a experiência, veja opiniões sobre eventos similares: https://www.airbnb.com.br/experiences/902127
Inscrições pelo email: mulheresviajantesblog@gmail.com
Em SP, toda obra já nasce ruína

Tendo como disparador a passagem de Lévi-Strauss por São Paulo, narrada em seu livro “Tristes Trópicos”, o roteiro se propõe a caminhar pelo triângulo Histórico, e por parte da região do centro novo da cidade, identificando através da arquitetura e das dinâmicas presentes nos lugares histórias escondidas da cidade.
Pensando que São Paulo se molda pelo descontrole de seu próprio espaço urbano, construíremos uma outra memória da cidade explorando a falência de seus projetos urbanísticos, principalmente os empregados entre os períodos de 1890-1950. O anseio pela construção de uma cidade moderna irá acarretar processos conflituosos entre as esferas do público e do privado, tornando a paisagem do espaço, quando vista cuidadosamente, uma grande colagem, crescendo verticalmente, como diz Lévi-Strauss, em cima de seus próprios escombros.
Facilitadoras:

Paloma Durante
Meu nome é Paloma, nasci e cresci na cidade de São Paulo. Atuo como artista-educadora, bailarina e pesquisadora. Trabalhei em espaços culturais e museus como a Bienal de São Paulo, a Fundação Ema Klabin, a Casa Guilherme de Almeida e o SESC Paulista, desenvolvendo projetos de mediação entre as exposições e acervos destes espaços, a cidade e o público.Tive dois projetos de mediação selecionados para a programação Novos olhares, do MIS-SP, que visa discutir práticas inovadoras na área de mediação, e participei duas vezes com roteiros na Jornada do Patrimônio, promovida pelo DPH de São Paulo. Fui artista residente do Arteles Creative Center, na Finlândia, e já tive meus trabalhos expostos em alguns espaços da cidade. Pesquiso o movimento situacionista, e maneiras de narrar a cidade.

Thaís Carneiro
Historiadora, pós graduada em Fundamentos da Arte e da Cultura pela UNESP e mestranda em História pela USP.
Tem experiência na educação não formal desde 2010, tendo trabalhado em instituições como Bienal de São Paulo, Museu Lasar Segall, Páteo do Colégio, Instituto Itaú Cultural, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e Museu da Cidade de São Paulo.
Apaixonada por pessoas, histórias e abraços, começou a viajar sozinha em 2010 e nunca mais parou, tendo visitado 10 países. Criou o projeto Mulheres Viajantes em 2016, como um espaço virtual de empoderamento feminino por meio de viagens. De lá para cá, realizou palestras e rodas de conversa em 7 cidades brasileiras. Desde 2019, conduz a agência de experiências histórico-culturais de mesmo nome, que realiza atividades direcionadas para mulheres no centro de São Paulo.
Serviço
Quando? 14 de março, sábado
Horário: 10h às 12h
Valor : 65 reais
Realização: SP: um exercício de imaginação e Mulheres Viajantes
Inscreva-se aqui!
Caminhada Histórica O Centro pelo Olhar das Mulheres

Conheceremos o centro histórico de São Paulo, por meio do olhar das mulheres modernistas. Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Pagu têm um tanto de coisas para nos mostrar. Visitaremos os cartões-postais da cidade, analisando em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história. Para tanto, percorremos a chamada região do Centro Novo da cidade, próximo à República, passando por lugares como Teatro Municipal, Praça Roosevelt e Viaduto do Chá.
Quando? 28/03, sábado
Horário: 10h às 12h30
Valor: 70 reais
Inscreva-se aqui.

Criação de Contos de Viagem com Gaía Passarelli
A partir da imaginação e do resgate de memórias da cidade de São Paulo o público construirá um conto de viagem. Vamos mergulhar no universo da viagem nas próprias experiências, para exercitar o olhar e resgatar memórias da região em que moramos. Em seguida, escreveremos um conto que se adeque a essa história pessoal, que será compartilhado pelo grupo.
Com Gaía Passarelli, jornalista e escritora do livro “Mas Você Vai Sozinha?” (2016).
Serviço:
Quando? 4 e 11 de março
Horário: a partir das 19h
Local: Sesc Consolação
Valor: Gratuito – inscrições no local
Coletivo Tatuadeiras & Mulheres da Luz
O coletivo de tatuadoras, criado em março de 2019 por Renata Lembo, realiza parceria com a ONG Mulheres da Luz para uma ação em celebração ao Dia da Mulher, 8 de março. “Conhecemos o Mulheres da Luz e nos identificamos – são mulheres que cuidam da ONG e apoiam a outras de realidades diferentes, sem julgamentos, apenas acolhimento”, diz Renata.
A ação vai acontecer ao longo de todo o mês de março no estúdio Tatuadeiras, na região da República. As doações serão trocadas por descontos em tatuagens, de desenhos feitos pelas tatuadoras, de 15 a 25% de desconto.
A ONG Mulheres da Luz que receberá as doações, é um coletivo que busca
promover a cidadania e a garantia de direitos humanos das mulheres em situação de prostituição do Parque da Luz e entornos.
Valor: A partir de 200 reais
Local: Galeria Nova Barão, República
Agendamento pelo email: artenatattoo@gmail.com e nihpolaquini@gmail.com
Posts Mais Recentes
- Mulheres que viajam sozinhas – Aventuras, conexões e sororidade
- Mulheres Anônimas, arte e história
- Conheça o Clube de Leitura Latinas
- Documentário Vai Sozinha? conta a experiência de mulheres viajantes
- Vem aí a Semana Mulheres Viajantes
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 179 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11