Selecionamos cinco iniciativas culturais de mulheres pela cidade de São Paulo, como espaços de discussão, festas, palestras, entre outros.
Minas Talks
A iniciativa foi criada por Amanda Bozza e tem como locação o Baderna, um bar alternativo que fica em frente à Unibes Cultural, próximo ao metrô Sumaré. A proposta é reunir mulheres para contar seus projetos e trabalhos incríveis para outras mulheres. A ideia é proporcionar uma rede de empoderamento feminino através desses encontros, em formato de TED, com falas de 15 minutos. A edição de agosto teve como tema Mulheres Viajantes, com curadoria de Nathalia Marques do site de viagens M pelo Mundo e pude compartilhar a história do Mulheres Viajantes com uma galera incrível. Esse mês, o tema será Feminismo Negro, no dia 13 de setembro e claro, a programação está imperdível. Por fim, o evento recebe homens desde que respeitem o espaço de fala das mulheres.
Minas Talks: um espaço de fala para mulheres acontece hoje, dia 22/08
Informações
Ocorrência Mensal
Das 19h30 às 23h
Rua Oscar Freire, 2529
Próximo à estação de metrô Sumaré (linha 2-verde).
Festa Garotas no Poder
A festa é conduzida por Camila Mazzini, criadora do maior grupo brasileiro do Facebook de divulgação de vagas de trabalho para mulheres, que ataca de DJ quinzenalmente nas noites de quinta-feira no Mandíbula, bar situado na icônica Galeria Metrópole. Nesse espaço incrível que mulheres se reúnem entre DJs, tatuadoras, ilustradoras e escritoras apresentando os seus trabalhos ao público.
Mulheres Viajantes + Garotas no Poder no Mandíbula em São Paulo
Informações
Quinzenalmente, das 18h a 1h da manhã
Galeria Metrópole
Av. São Luís, 187 – Centro
Próximo às estações de metrô República (linhas 3-vermelha e 4-amarela) e Anhangabaú (linha 3-vermelha).
Clube de Escrita para Mulheres
Criado pela escritora Jarid Arraes, em 2015, um projeto que incentiva a produção literária feminina. promovendo encontros e eventos. Quinzenalmente, ás quartas-feiras, as escritoras se encontram na Biblioteca Mário de Andrade no centro de São Paulo, para oficinas de escrita. Não precise se acanhar, pois o evento é aberto a todas que quiserem escrever.
Informações
Ocorrência quinzenal, à noite, na Biblioteca Mário de Andrade
R. da Consolação, 94 – República
Próximo às estações de metrô República (linhas 3-vermelha e 4-amarela) e Anhangabaú (linha 3-vermelha).
Presidenta Bar
Ocupando o espaço do finado Astronete, o bar se configura como um misto de bar e espaço cultural. A programação da casa não é fixa, mas passa por campos como: show, teatro, stand-up, cineclube, festas ou brechó. Um dos últimos eventos mais interessantes da casa foi o lançamento do Vote Nelas, de empoderamento feminino através do voto consciente e feminista.
Informações
De terça a domingo, das 19h até o último cliente
Rua Augusta, 335 – Consolação
Próximo à estação do metrô Higienópolis-Mackenzie (linha 4-amarela).
Casa das Mulheres
Espaço cultural idealizado pela vereadora Sâmia Bonfim, a Casa das Mulheres recebe uma série de atividades conduzidas por elas como grupos de estudos, rodas de conversas, palestras, cursos práticos e teóricos, entre outros. O grande diferencial é a gratuidade nesse contexto.
Informações
Para consultar o horário de funcionamento, é preciso falar diretamente com a organização.
Casa das Mulheres
Rua Parintins, 58, Barra Funda
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Pinterest: https://br.pinterest.com/mulheresviajantes/
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 100 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11
Um comentário em “5 iniciativas culturais de mulheres em São Paulo”