Listamos 3 cidades para que você possa desfrutar do Rio Tietê não poluído, cercado de águas próprias para banho como ele era na década de 1930 e 1940 em São Paulo. Em tempo, indicamos para vocês também: hospedagem, passeios e restaurantes.
Rio Tietê limpo

O Rio Tietê, em São Paulo, está completamente poluído e segundo pesquisas, cerca de 140 km da extensão do rio está com o oxigênio a 0%. Isso significa que formas de vida como peixes e outros animais não conseguem sobreviver. É como se o Rio estivesse morto, de fato. O que sobrevive em uma condição de oxigênio a 0% são algumas bactérias, que possuem uma forma de respiração que prescinde dele.
Pois bem, já imaginou encontrar o Tietê limpo? Ou melhor, já imaginou mergulhar em um espécie de praia do Rio Tietê?
Salto, SP

A cidade de Salto, no interior de São Paulo, abriga o Memorial do Tietê, que conta com um museu também. O espaço expositivo é bem simples e pequeno, mas vale dar uma olhada. Por sua vez, a vista do Rio descendo em cachoeira aos borbotões é um bálsamo para os olhos. Assim, como paulistana, me emocionei de ver o Rio assim. É lindo e todos merecem ver essa cena, da força da natureza em meio à ação equivocada da humanidade.
Igaraçu do Tietê
A cidade de Igaraçu do Tietê conta com vários atrativos a partir do Rio, como fábricas de cerâmica, uma espécie de praia de Rio e um passeio de barco por ele.
Eclusagem no Rio Tietê

Esta é uma experiência fantástica em que você toma um barco e faz um passeio de 2h30, com almoço incluso, pelo Rio até encontrar o Rio Piracicaba.
Além da magia que é navegar o Tietê pra quem o conhece como rio morto em São Paulo, é participar da eclusagem. A eclusagem se dá quando a embarcação de dois andares, fica presa entre duas comportas e em questões de minutos, o barco sobe 26 metros para seguir o seu rumo e acompanhar a mudança de nível, a um balanceamento da altura do rio.
Panorama Park Hotel

Formado por pequenos chalés, o Panorama Park Hotel está situado em Igaraçu do Tietê, uma pequena cidade, que tem como vizinha Barra Bonita e está localizada há 1h da cidade de Bauru.
Em tempo, uma dica: peça para ficar nos chalés na beira da encosta, pois será uma delícia acordar com a vista do Rio. Em tempo, o entardecer dali é maravilhoso. Prepara-se para um verão bem quente e um outono com tons de inverno à noite. Lembre-se: o vento não perdoa!
O Hotel ainda conta com piscina, quadra poliesportiva e salão de jogos.
Os quartos, por sua vez, são simples. Além disso, o travesseiro é bem incômodo, porque é grande e firme. Porém, me incomodei porque a porta do banheiro não fechava direito e não tinha chave também.
Assim, para galera que ama comer, a comida é bem saborosa. O café da manhã é bem servido e as sobremesas do jantar e do almoço são uma loucura. Peça a gloriosa torta de limão, que você não vai se arrepender. Super areada.
Bem localizado, você pode ir caminhando do hotel até a praia do Rio Tietê em 15 minutos. Na alta temporada, quiosques oferecem petiscos e bebidas.
Posts Mais Recentes
- Mulheres que viajam sozinhas – Aventuras, conexões e sororidade
- Mulheres Anônimas, arte e história
- Conheça o Clube de Leitura Latinas
- Documentário Vai Sozinha? conta a experiência de mulheres viajantes
- Vem aí a Semana Mulheres Viajantes
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram.com/mulheres.viajantes
Youtube.com/MulheresViajantes
Adquira o nosso ebook O Centro pelo Olhar das Mulheres aqui.
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb para conseguir um desconto de 179 reais em sua primeira viagem: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11
Que diferença ver o Rio Tiete limpo eim, em comparação com o que vemos e sentimos aqui em São Paulo. Como seria incrível se fosse assim em todo o seu percurso.
Que sensacional! Eu não tinha ideia de que havia trechos do rio Tietê limpo! Sempre que vou à São Paulo me entristeço com poluição dele. Quando estou em cidades pelo mundo e encontro rios limpos, com pessoas fazendo esportes, lamento muito que o Tietê na capital paulista esteja morto!
Essa sua matéria sobre o Rio Tietê limpo ficou muito interessante. Não fazia ideia que ainda restava esse sopro de esperança! A imagem do rio descendo na cidade de Salto é realmente emocionante.
Olá! Já tive oportunidade de fazer o passeio de barco pelo Rio Tiete em Barra Bonita. Vale muito a pena! O passeio percorre em paisagens lindas, além de ser muito divertido!
Nossa, realmente achava impensável poder banhar-me no Rio Tietê limpo! Um post realmente ótimo para mudar muitas visões, já quero tanto fazer os passeios por essas cidades que estão nesse guia.
Que post interessante! Chega a ser estranho ver uma parte do Rio Tietê limpo, poderia ser inteirinho… uma pena.
Ótimo guia, obrigada pela informações.
Que legal! Já fiz o passeio de eclusa em Barra Bonita na época da escola, mas apesar de morar em Campinas, nem conheço Salto, que é aqui pertinho rs Boa opção de passeio pertinho para pós-quarentena! Quem já viu o Tietê em plena São Paulo é difícil de acreditar q tem uma parte do rio q ainda sobreviva!