A região do Vale do Paraíba é riquíssima em cidades fofas! Vocês já notaram? De lá conheço algumas cidades: Taubaté, que visito sempre pois parte da minha família mora lá, Bananal e suas fazendas de café, a região de São Francisco Xavier e Campos do Jordão , que fui bem pequena em uma excursão da escola. De fato, existe outro tanto de lugares por lá que dá pra explorar e viajar barato.
Viajando sem grana! parte I: a hospedagem
Viajando sem grana! parte II: o transporte e alimentação
Como eu contei a vocês, a convite da Mariana Veloso e da Dora Bentes do projeto Viagens da Consciência, participei de uma vivência promovida por elas no final de abril para São Francisco Xavier e no caminho, paramos em Monteiro Lobato. Na ida, demos aquele pit stop para almoçarmos e na volta, aproveitamos uma loja de doces que tínhamos amado.
Monteiro Lobato fica localizada na microrregião de Campos do Jordão e recebe este nome, pois teria sido lá que o escritor teria nascido, apesar de Taubaté receber o título de capital nacional da literatura infantil. A cidade me pareceu bem pitica, pois só conhecemos o centro e fomos lá bem no final de semana do aniversário deles.
O que visitar
MONTEIRART – Feira de Artes e Artesanatos
Ao que me parece, ela acontece agora todos os sábados e é realizada pelo Sindicato Rural de Monteiro Lobato, com o apoio da Prefeitura. Você encontrará elementos do artesanato local como trabalhos em pedrarias, com os personagens do sítio do Picapau Amarelo e doces caseiros.
E N D E R E Ç O:
Praça Deputado Cunha Bueno – Centro
F U N C I O N A M E N T O:
Das 8h às 17h
Onde comer
Restaurante Tia Nastácia
De comida tradicionalíssima da região, o restaurante traz muitos elementos da cultura tropeira, que a gente conhece popularmente como mineira e paulista. Mesmo eu sendo vegetariana consegui comer com uma variedade bacana! Sempre tenho faniquito com restaurante à la carte no interior, pois muitas vezes as opções são fracas. Mas lá tive boas opções e a refeição foi extremamente farta. Pedimos um prato que oficialmente serve 2, mas fizemos as contas para 1 a cada 3 e sobrou bastante comida. Se você for lá, peça 1 para 4 e você sairá satisfeito(a), tendo pago um valor bem justo. Por lá comi só clássicos: couve manteiga e repolho refogados, arroz, mandioca frita e tutu de feijão (sem carne!). Melhor impossível, não é?
E N D E R E Ç O:
Largo Comendador Freire, 50 – Centro, Monteiro Lobato – SP, 12250-000
T E L E F O N E:
(12) 3979-1209
F U N C I O N A M E N T O:
segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30. Aos sábados e domingos, das 11h às 16h.
Onde comprar
Loja de doces Urupês
Este lugar é o sonho do meu boy! Só falta o homem conhecer lá. Brincadeiras à parte, ali você encontra todos aqueles doces clássicos de vó: cocada, doce de abóbora com coco, goiabada cremosa e cascão, milhões de tipos de doce de leite (contei 7 por lá!), bombocado e por aí vai. Feito bem artesanalmente, a loja é conduzida desde a década de 1970 por uma família e é uma tradição na cidade. Os preços são bem acessíveis e dá pra você comprar um doce com 2,50 a 20 reais. Em tempo, esqueci de contar que lá vendem queijos de leite de vaca e de búfala, desde frescos a curados, dentro da faixa de preço citada.
E N D E R E Ç O:
Largo Comendador Freire, 2 – Centro, Monteiro Lobato – SP, 12250-000
T E L E F O N E:
(12) 3979-1122
F U N C I O N A M E N T O:
De segunda a domingo, das 7h às 20h.
*A vivência com o projeto Viagens da Consciência foi uma cortesia do mesmo. Todas as parcerias estabelecidas com o blog, partem de uma curadoria específica que dialogam com uma forma de viajar específica: o slow travel e trocas comerciais humanizadas.
Acompanhe o Mulheres Viajantes por aqui também!
Facebook: facebook.com/projetomulheresviajantes
Instagram: @mulheres.viajantes
Youtube: https://www.youtube.com/mulheresviajantes
Se estiver em busca de hospedagem, aproveite o nosso link do Airbnb: www.airbnb.com.br/c/tcarneiro11